sábado, 8 de novembro de 2014

Hoje é dia de trocar os panos de prato...

Tô na vibe de ser "dona de casa" há pouco mais de dois anos e sempre surgem trocentas dúvidas quanto à limpeza, organização e um monte de outras coisas pequenas que nunca imaginei que teria de me preocupar. Algumas de vocês podem até me achar paranoica, mas eu parei pra fazer uma breve pesquisa (na web mesmo) sobre de quanto em quanto tempo precisamos trocar os panos de prato, mão e pia que usamos na cozinha. Saquem só o que concluí:

Sobre TROCAR: dizem por aí que é bom trocar duas vezes por semana, no mínimo. Eu troco duas: toda terça e sábado (um alarme me ajuda a lembrar pq sou a criatura mais esquecida que existe). Mas li gente comentando que troca três vezes, dia sim e dia não... Bem, acho que duas já tá de boa. Agora é bom não deixar ele entrouxado no balcão, né?! Deixem ele penduradinho pra dar aque-quela secadjinha.. ;)

Sobre LAVAR: sempre que troco, ponho logo os panos de molho na água com sabão em pó e um pouco de água sanitária (quando sei que o pano não desbotará, quando ele é coloridinho ponho um alvejante sem cloro) num balde reservado só pra esse destino, e esse foi o procedimento mais comum que encontrei na minha pesquisa. Mas vi umas indicações interessantes, tais como passar a ferro nos paninhos lavados (eu não faço isso) e por o pano molhado (só com água) no microondas por 30 segundos toda noite {quem faz isso gentchiii?!}. Sobre lavar na máquina, eu não lavo... tenho um certo nojinho. =/

Pronto, depois de lavadinho eu ponho pra pendurar bem esticadinho e eles secam rapidinho. Deixo de molho de um dia pro outro pra garantir alguma coisa, não sei bem o que é mas pra mim garante... hahaha...

Sobre SEPARAR: achei outra dica interessante, aqui: a de separar os de mão, prato e pia. O da pia a gente já separa mesmo, né? Não tem como misturar.. {não tá camulesta}. Já o de prato e mão a gente pode confundir. Daí, a dica que encontrei seria de bordar o nome no pano, assim ó:

Fisguei essa foto lá do Enfim casada.. 
Achei lindooo, ótchimo! Mas quando fui olhar pros meus panos nem todos iam ficar legias uns bordados pq eles são quase todos estampados. Daí fiz o seguinte: mentalmente {ainda não disse isso pra meu marido, preciso dizer e cobrar dele!} separei os que fosse tipo toalha, {felpudo mermo} vai ser de mão e os que não fosse de prato.


Deu pra perceber a diferença?

Para as mãos, tem gente que usa um tal de bate-mão, tipo esse aí:


Comprei dia desses pra experimentar e gostei muito, tô usando eles e a toalha, mas preciso aumentar meu "estoque" pra ficar reversando direitinho. Achei legal usar pq uso esses ganchinhos pra pendurar na cozinha e facilita muito.. não preciso cometer o crime de deixar o pano nos ombros.. e falando nisso, pelamordejeovágirê, evitem fazer isso pq tu vai suar na cozinha e vai passar pro pano, aí tu já viu a proliferação de bactérias, né? =P

Bem, gentchi... espero ter ajudado de alguma forma. Tomar os devidos cuidados com esses paninhos é super importante pra saúde da gente. Acho até que com tudo isso vou aumentar a quantidade de trocas por semana de duas pra três vezes... vou mimbora trocar pq hoje é dia de trocar os panos de prato. =)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails